Wednesday, May 2, 2007

Uganda

Os meus pais na decada de 60 foram trabalhar para o Uganda, juntamente com os meus tios e os meus avos, na altura havia uma crise em Goa, e muita gente ia trabalhar para os pais africanos, assim nasci em Uganda, na cidade de Kampala, tal com todos os meus irmãos. Em 1972 Idi Amin Dada expulsou cerca de 40 mil asiáticos, dizendo que Deus lhe havia dito para transformar Uganda num país de homens negros, com isto a minha familia é obrigada a sair do país, e voltar para a India. Foi uma altura dificil para os meus pais, pois tiveram literalmente que fugir do pais, por sorte tinham muitos amigos africanos que lhes ajudaram nessa fuga. Assim abandonaram a sua casa e tievram que sair do pais apenas com aquilo que conseguiam carregar. Eu poucas memrias tenhos tesse tempo, mas sempre tive a curiosidade de voltar a Uganda e conhecer o local aonde passei parte de minha infancia, e que se não fosse a Guerra provavelmente seria o lugar aonde estaria a viver.
Kampala
Assim chegamos a minha terra natal, primeira imagem que tenho e muito chocante, Kampala parece um mar de gente, uma confusao inimanginavel de carros e pessoas, um cidade caotica, assim decidimos que iriamos ficar por ca o mais breve possivel. Eu sabia que a minha mãe tinha morado em Entebe, entao decidimos ir visitar esta cidade e tentar descobrir informacoes sobre a minha infancia
Entebe
Mal chegamos a esta cidade, a priimeira informação que nos dera, era sobre a existencia de um templo Hindu, que nos poderia dar mais informacões sobre a historia dos indianos em Uganda, era um templo muito bonito aonde o rapaz que veio para Uganda na decada 80 e não nos sabia prestar muitas informações


Caminhamos pela cidade, falando com a pessoas, descobrindo um pouco da historia do país, até descobrimos a escola aonde os meus pais trabalhavam, chegamos mesmo a encontrar uma da pessoas que trabalhava com os meus pais na altura

Recentemente estreiou um filme chamado "The Last King of Scoland" com Forest Whitaker com uma brilhante interpertacao do ditador Idi Amin Dada, este conta parte da historia de Uganda
Em 1992 é lancado um filme chamado "Mississipi Masala"com Denzel Washinton, este conta a história de uma familia indiana que vivia em Uganda e que explusa da terra que ja consideravam c0mo sua, por causa da guerra, mas tal como a minha familia não quer voltar a India e vai viver nos Estados Unidos, filme conta tambem os problemas que enfrentam tentando adaptar-se a uma nova cultura, quando vi este filme, pareceu-me um dejavu, pois é a historia da minha familia e tambem a historia de milhares de pessoas como eu.


Ginja
A fonte do Rio Nilo, quando dos locais mais bonitos de Uganda, uma pequena aldeia como uma vida fantastica, um pequeno paraiso, tive pena de ficar apenas de passagem por cá, é um destino que tenho que voltar um dia.

No comments: