Wednesday, October 3, 2007

Cabinda, Angola

A primeira coisa de me lembrei quando aqui cheguei, foi o pau de Cabinda, ja tinha ouvido muitas historias e estava curioso sobre o que os angolanos pensavam sobre o pau de Cabinda. Depois de muitos contactos consegui convencer um local, um jovem que trabalhava como seguranca a contar e explicar esta historia do pau de Cabinda. Como todos os povos africanos, a gente de Cabinda é muito superticiosa, conta-me que desde criança os pais, lhe davam um mistura de várias raizes e ervas, para curar doenças, existia na sua familia uma especie de curandeiro, que a pessoas recorriam quando estavam doentes, nao existiam muitos médicos, e as pessoas nao tinham dinheiro para pagar um consulta, nem sequer tinham confiança nestes medicos, preferiam ir a estes curandeiros. Existiam vários rituais, que faziam aos recem nascidos para que elas crescessem fortes e saudaveis, mal um crianca nascia, esfregavam um pouco de cinza na cabeca da crianca para lhe proteger dos maus espiritos e doencas. E desde sempre o Pau de Cabinda era utilizado nesse rituais, juntamente com umas ervas e raizes, era remedio para qualquer tipo de doença. Mais tarde confesou que tinha tido alguns problemas sexuais com a mulher e procurou ajuda e lhe deram uma mistura de Pau de Cabinda e raizes, e que funciounou muito bem....

Pocurei entao saber mais sobre o pau de Cabinda, para tal, fui a ao que pensava ser a minha melhor fonte de informacao, a internet, com grande desilucao minha, nao existe nenhuma pagina dedicada ao pau Cabinda, exitem uma enormidade de sites a vender pau de Cabinda, em comprimidos, em chá, em ervas... mas sobre o pau de Cabinda, donde vem, qual é a arvore, não existe mesmo nada... quem quiser, pode experimentar, faz um busca no google, e descubram qualquer coisa sobre o pau de Cabinda...
Isto despertou-me mais a curiosidade, falei com muitos locais, sobre este assunto e nao descobri ninguem que me conseguisse explicar qual era a arvore de onde vinha o Pau de Cabinda. Um dia fui com um local ao mercado de S. Pedro, a entrada de Cabinda, e falei com varios vendedores, mas tambem ai ninguem me conseguiu explicar de onde vinha, contam que compravam o pau de Cabinda, a alguns velhos que vão ao interior de floresta buscar o pau de Cabinda, mas nem eles sabiam qual e a arvore deonde provinha o Pau de cabinda. Acho que este assunto ira ser um misterio ainda por algum tempo....
Contam tambem que não são só os portugueses que veem a Cabinda a procura deste suposto afrodiasico, este pau de cabinda é muito famoso nos Estados Unidos, muitos americanos que trabalham nas plataformas vem a Cabinda a procura dele, e que geralmente compram quase quantidades industriais, levam a mala cheio de pau de cabinda de volta ao seu Pais.... mas pelo que percebi, maioria sao enganados, pois apenas conhecem o nome, mas nao sabem o que e...
No caminho para Cabinda, ao caminhar pela estrada veem-se imensas arvores cuja a casca foi cortada, e supostramente vendida como Pau de Cabinda....

A primeira impressao da cidade de Cabinda e que era um monte de baracas, existem obras por todo o lado, nao parecia existir rua alcatroadas, uma imensidao de gente a vender. Caminhando pela cidade encontramos edificos de melhor aspecto, geralmente edificio de companhias estrangeiras, ou edificios de estado, existe apenas um hotel, o melhor hotel da cidade mas em termos eroupeus nao passa de um hotel de 3 estrelas.
Sendo um dos principais locais de exploracao de petroleo de Africa, pelo menos no mar, tal como em Luanda, existe quase sempre uma escassez de combustiveis para os carros, junto as bombas de gasolina formam-se enormes filas de carros, por vezes esperam mais de 3 horas para se puderem abastecer de gasolina


O povo aqui e bastante simpatico, facilmente se faz amizade, e te deixam a vontade.

2 comments:

Identidade said...

Mas mesmo assim fiquei sem saber qual é o verdadeiro nome da árvore. Tenho andado a ver todos os sites na internet e realmente todos eles só se vê pau de cabinda para venda nada mais. Fiquei contente de ler esta pagina e concerteza gostaria de saber mais.Espero saber mais novidades....

Identidade said...
This comment has been removed by the author.